top of page

❤️  Mini-Maternal

Por volta dos 18 meses, a criança geralmente já consegue se mobilizar com mais segurança e a se comunicar com mais facilidade. Assim, está mais apta a novos desafios e descobertas. As novas etapas trazem desafios estimulantes e essenciais para a sua tolerância com o outro no convívio social, contribuindo para o desenvolvimento de ações coletivas como: emprestar, dividir, compartilhar, esperar sua vez.

O egocentrismo ainda é normal e se faz presente nessa idade, por isso os trabalhos coletivos de curta duração objetivam o desenvolvimento da empatia e da cooperação, como ajudar a arrumar a salinha dos brinquedos, organizar seu material, seus pertences na hora do lanche, etc., possibilitando ainda mais o desenvolvimento de sua autonomia. A linguagem continua seu processo de estruturação, portanto ressalta-se a importância de pronunciar as palavras corretamente, contar histórias, oferecer manuseio dos livros, cantar músicas próprias para a idade, explorar gravuras e realizar jogos auditivos.

Essa etapa também inaugura a rotina de atividades e incentivo de hábitos de higiene no banheiro.

São processos graduais acompanhados com atenção pela nossa pedagoga e pelas professoras, que observam e dialogam sobre o tempo necessário de cada criança para as mudanças em sua rotina.

❤️  Maternal

A criança nessa faixa etária de 2 e 3 anos explora o mundo ao seu redor através do próprio corpo, vivenciando situações de exploração do espaço. Ela está em amplo desenvolvimento, subindo, descendo, pulando, entrando e saindo de pequenos lugares. Desenvolve assim a noção de espaço e tempo. São as chamadas brincadeiras periféricas, pois envolvem o ambiente que a criança explora. Para isso, é importante inseri-la em um ambiente favorável às suas descobertas e ao seu desenvolvimento, propondo atividades motoras que ajudem a formar uma imagem corporal integrada, movimentando-se no espaço e comunicando-se verbalmente com maior qualidade.

Manter-se atento em atividades de grupo e concentrar-se por um tempo maior também são características já presentes nessa idade. Há um interesse espontâneo por tudo que é proposto, possibilitando um trabalho bastante diversificado, que abranja as principais áreas do conhecimento, uma vez que já estão mais capacitadas a trabalhar as noções de quantidade e tamanho na área da matemática e desenvolver atividades com palavras, como brincadeiras de rimas e trabalhos com seu nome, na área da linguagem. Assim, os desafios estão inseridos em um ambiente enriquecedor para desenvolvimento do pensamento. As atividades tendem a ser livres, orientadas e não dirigidas, baseadas em experiências e vivências com o próprio corpo.

 

❤️  Pré-Escolar

É uma fase que consolida a aprendizagem do Maternal e dá início a um processo de desenvolvimento integral. Através da exploração de bastante material concreto, as crianças são levadas a desenvolverem e fortalecerem a coordenação motora e a ampliar os conceitos e conteúdos necessários para a fase da pré-alfabetização.

A criança pré-escolar é capaz de adquirir hábitos mais organizados nos trabalhos e de participar de situações sociais com mais autonomia. Consolida, de forma mais sistemática, o trabalho nas áreas da linguagem e do raciocínio lógico-matemático. Amplia o mundo ao seu redor através do interesse pela linguagem, pela exploração de livros, pela compreensão de cartazes e mensagens, e pelas hipóteses de escrita que faz a seu modo, com o registro de alguns grafismos, imitando a escrita dos adultos.

Manipulando objetos a criança executa a contagem, decodifica símbolos, utiliza a capacidade de classificar, ordenar e operar quantidades. Surge a preferência pelos jogos com regras, pelo desenho e

por brincadeiras em grupo com maior independência

e autonomia.

bottom of page